varias

URUBICI – SC

Urubici está situada no ponto mais elevado de Santa Catarina, possui varias cascatas, montanhas  e atrativos  que revelam o respeito que a população tem pela preservação desses locais de grande beleza.

As atrações mais conhecidas são o Morro da Igreja, Serra do Corvo Branco, Cascata do Avencal, Cascata Véu de Noiva e o Morro Campestre.

Morro da Igreja  é considerado o ponto habitado mais alto do sul do Brasil  e onde foi registrada a temperatura mais baixa do Brasil até hj -17,8ºC com uma sensação térmica de -46ºC, em 1996, por isso é considerado o ponto mais frio do Brasil. Seu cume (1830m de altitude) é uma fenda rochosa, chamada de Janela Furada ou Pedra Furada, localizado á 30Km do centro de Urubici-SC. Para acesso ao Morro da Igreja é necessário pegar autorização no posto do Ibama no centro de Urubici, pois há um posto do projeto Cindacta com guardas protegendo a entrada. Próximo a esta entrada há a Cascata Véu de Noiva, onde a água desce suavemente sobre o rochedo ondulado, transformando-se numa espuma branca que, ao sol assemelha-se a um véu branco sobre a pedra escura.

 

 

Partindo em direção a Grão Pará, há a Serra do Corvo Branco em seu ponto mais alto, a estrada cruza dois paredões de 90m de altura, o maior corte vertical feito em rocha no Brasil, logo após as mais sinuosas e perigosas curvas que alguém pode ver em uma estrada! 5 km de descidas íngremes, de um total de 12km de descida até um vilarejo. Precipícios que fazem muitos não seguirem viagem. Em volta, a mais imponente criação da natureza: a serra do Corvo Branco, cujos picos parecem dentes de tubarão apontandos para o céu. Ela passa em uma região de topografia acidentada, entre fendas e montanhas, a 1.470 metros de altitude, de estrada parte asfaltada (região mais critica) e parte de chão.  As curvas são muito fechadas com mirantes em cada uma, não sendo recomendado descer em dias de chuva ou neblina e nem com veículos longos.

Na estrada entre BOM JARDIM DA SERRA e URUBICI (SC-416) encontramos a Cascata do Avencal de fácil acesso.  Já de longe, lá das Inscrições Rupestres (na beira da SC-416 +- 8km de Urubici) dá para se ver a bela cascata. Estas inscrições remontam a 4.000 anos atrás. A Cascata é formada pelo Riacho Arroio do Funil e tem aprox. 100 m de altura e é possível chegar a parte de baixo por uma outra estrada.  O lugar é muito bom para passar um dia; tem lugar para lazer, churrasco, camping, trilha para caminhada e alguns brinquedos para a criançada, além de uma tirolesa sobre a cascata. Bem próximo do centro de Urubici há também a Cachoeira da Neve,  uma porção de Mata Atlântica preservada em uma trilha de 700 metros por dentro da mata com uma queda d’água de 85 metros e que tem esse nome por poder congelar-se em invernos mais rigorosos.

O Morro Campestre também conhecido como Morro da Cruz, é uma formação de arenito localizada 1380 metros de altitude, localizada nos altos da Serra do Campestre. Partindo do semáforo no bairro Esquina (Urubici), são 8 km de estrada de chão pela Rodovia SC-439 (Av. Rodolfo Andermann) em direção ao município de Rio Rufino. Para subir o morro, é preciso entrar numa propriedade particular onde é cobrado R$ 5,00 p/ pessoa. O acesso até o alto do morro não é nada fácil, só a pé ou de bike é claro. A entrada para o Rio Sete Quedas fica pouco antes do Morro do Campestre. O Rio chama-se Sete Quedas por ter 7 cascatas em um curto trecho e o caminho é grande parte por dentro da água por trilhas.