varias

Farol Sta Marta, Laguna – SC

O Cabo de Santa Marta (localizado no município de Laguna) começa, ao sul, no canal do Camacho, limite entre os municípios de Jaguaruna e Laguna. Para chegar ao farol é preciso deixar a Estrada Geral e pegar uma via, hoje asfaltada,  em direção a Prainha.

Os turistas costumam apreciar a beleza na areia da Prainha, tranquila e muito frequentada. Além do Farol e a Capela localizado ao seu lado, próximo a Prainha existem enormes sambaquis, sítios arqueológicos onde as populações pré-históricas usavam como depósito de resíduos. As outras praias do Cabo de Santa Marta são a de Cardoso, a Cigana e a Praia Grande.

Saindo do Farol para o centro de Laguna, pegando a estrada SC-100 devemos passar o canal por balsa, chegando ao Centro Histórico de Laguna onde encontra-se dois museus em homenagem a uma grande personalidade da cidade, Anita Garibaldi. Um dos museus, que era sua casa, conta a história da brava Anita na Guerra dos Farrapos.

O Mirante de Nossa Senhora da Gloria é uma elevação de 126m de altitude (ponto mais alto de Laguna) é possível avistar boa parte da cidade: praias, lagoas, bairros, etc. No alto do morro está edificada a imagem de Nossa Senhora da Glória.