varias

CIRCUITO CASCATAS E MONTANHAS

Situado numa região privilegiada tanto por suas belezas naturais quanto por sua localização, o Circuito das Cascatas e Montanhas proporciona uma experiência ímpar para o Ciclista. Em seus 130Km de extensão, o ciclista vivenciará experiências de contato com a natureza, seja através das diversas cascatas espalhadas ao longo do percurso, ou pelo ambiente predominantemente colonial, onde cultura histórica e gastronomia típica fazem de cada parada uma lembrança para se levar na memória.

Englobando os municípios de Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula, o roteiro permite uma exploração completa e tranquila de todas as atrações dessas localidades, podendo ser percorrido de dois a quatro dias, sempre com passagens pela área central das cidades, para conveniência, mas sem deixar de lado o atrativo principal: a conexão com a natureza através do ciclismo.

O roteiro é dividido em quatro etapas, sugestão de percurso para cada dia de pedalada, com opções para pernoite em cada cidade. Na primeira etapa, no município de Rolante, o Ciclista é convidado a conhecer um pouco dessa bela cidade, onde recebe seu “Manual do Circuito” e parte em direção à primeira das Cascatas (Cascata da colonia do Monge), passando também por diversas áreas de beleza, até chegar ao centro do município de Riozinho. Em Riozinho, a primeira sugestão de pernoite, podendo também “esticar” um pouco o pedal e pernoitar nas pousadas do interior. A cidade conta com diversos atrativos naturais, entre eles destacam-se o Parque Municipal do Conduto, Cascata do Chuvisqueiro e a Cascata das Andorinhas.

mapa-circuito-completo

Seguindo, atravessamos o Rio da Barrinha, voltando à Rolante, numa das localidades de maior destaque no percurso, Boa Esperança. Nessa comunidade italiana, encontra-se o CAMINHO DAS PIPAS, uma rota turística que merece ser conhecida em sua totalidade, pois diversas famílias que ali residem, mantém suas cantinas com degustação e venda de suco de uvas, vinho e outras delícias da gastronomia Italiana. Sugere-se o pernoite na Pousada que aí situa-se, bem próxima a Cascata das Três Quedas, com suas águas puras e cristalinas.

Seguindo viagem, chegamos à parte de maior esforço do percurso. Porém todo esforço possui recompensas e, nesse caso, o clima da serra Gaúcha e as paisagens dos Campos de Cima da Serra são um grande incentivo para o ciclista. Após deliciar-se com as paisagens, chegamos na cidade de São Francisco de Paula, onde o ciclista pode pernoitar e conhecer o Lago São Bernardo e o Parque das Cachoeiras, além de outras atrações que a cidade oferece.

Finalmente, na última etapa iniciamos a descida, rumo à Rolante, passando pela Localidade de Ilha Nova, comunidade alemã com uma cultura rica e acolhedora. Essa é a parte mais leve do trajeto, com uma extensão maior, porém em quase sua totalidade, descendo.