varias

Lauro Müller / Bom Jardim da Serra – SC

Os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, juntamente com os municípios de Grão Pará, Orleans e Urubici, fazem parte do Parque Nacional de São Joaquim, uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza, localizado nas região da Serra Geral do estado de Santa Catarina. Os principais pontos turísticos desses municípios são a Serra do Rio do Rastro, Cânion da Ronda, Cânion do Funil, Cânion das Laranjeiras e a Cascata da Barrinha.

Abaixo a Rota do Parque Nacional de São Joaquim (subida da Serra do Rio do Rastro, Bom Jardim da Serra, Urubici, Morro da Igreja e Serra do corvo Branco)

Route 2,436,150 – powered by www.bikemap.net

 

A Serra do Rio do Rastro fica no trajeto de Lauro Müller á Bom Jardim da Serra, são 1.467 m de altitude em 8 km de pura subida e mais de 250 curvas, algumas muito fechadas, em uma estrada de concreto. Um mirante localizado em seu topo proporciona uma bela visão do trajeto.

 

O Cânion da Ronda fica na região dos parques eólicos, ao sul do topo da serra do Rio do Rastro (+-3,5 km), com o acesso bem próximo ao mirante chega-se até uma fazenda por uma estrada de chão, o cânion está a 1.457 metros de altitude. O parque Eólico está localizado bem próximo ao Cânion do Ronda, são 62 torres que conferem um charme ainda especial ao passeio. O Parque é aberto ao público aos finais de semana e o valor cobrado para visitação é de R$ 10,00.

 

 <Clique aqui> e veja o vídeo Ilustrativo

O Cânion do Funil fica situado à esquerda da Serra do Rio do Rastro em direção a Bom Jardim da Serra, entra em uma porteira bem na subestação da Telesc após em uma estrada no campo de +- 7km. Está a uma altitude de 1.590 metros, não possui acesso de carro, somente a pé ou a cavalo ou é claro, de Bike. O Cânion das Laranjeiras está localizado no Santa Bárbara ao norte do município de Bom Jardim da Serra, a 13 km do centro (mas a 3,5km deve pegar uma estrada a direita). O acesso se dá até a Fazenda Santa Cândida, após deve-se ir a pé em torno de 1.500 metros. Está a uma altitude de 1.640 metros.

 

Abaixo a rota até o Cânion das Laranjeiras saindo do centro de Bom Jardim da Serra.

<Clique aqui> e veja o vídeo ilustrativo da rota

A Cascata da Barrinha, está situada ao lado da Churrascaria Cascata bem no pórtico de Bom Jesus da Serra. Localizada às margens da rodovia SC-390, é um dos principais pontos turísticos do município. Possui fácil acesso e é possível a visitação do público.

 

Abaixo a rota saindo do Mirante da Serra do Rio do Rastro, descendo até o parque Eólico e Cânion do Ronda, voltando ao Mirante indo até a cascata da Barrinha e finalizando até o Cânion do Funil.