Home

O CICLISMO

O ciclismo esta na razão para se ter saúde, na emoção das descobertas, no prazer de sentir-se livre, no contato com a natureza. O ciclismo esta no coração, sangue e veias dos que nele encontraram uma aventura, terapia ou até mesmo um trabalho, com certeza, é um estilo de VIDA.
É um conjunto tão saudável e completo, que supera objetivos, uni pessoas, prolonga a vida e preserva o nosso ambiente natural, proporcionando o bem estar e qualidade de vida.
Ciclismo é liberdade, diversão, ecologia, saúde e vida.
Ciclismo é deixar o stress na partida, seguir o caminho da natureza…pois o destino é o completo bem-estar.

varias

 

SOBRE A GALERA DO PEDAL

 A Galera do Pedal não é um grupo fechado de Caçapava do Sul, é aberto a todas as pessoas que curtem pedalar, basta ter uma bike e junte-se a nós. Uns treinam, outros não, uns competem, outros não, uns levam a sério, outros estão por diversão, mas o importante é entender o motivo por que cada um está aqui e respeitar os limites de cada um.

Caçapava do Sul tem um relevo propício ao mountaim bike, por onde se for encontram-se adversidades, terreno íngreme, matas nativas e belas paisagens.

Queremos com o blog mostrar a infinidade de variações e lugares que temos no mundo do ciclismo e principalmente em Caçapava, além de quebrar alguns mitos que impedem que tenhamos um número maior de pessoas pedalando. Queremos mostrar que ninguém é melhor ou pior, que seja lá como a pessoa pedale, todos são ciclistas e qualquer pessoa pode ser ciclista, desde que tenha persistência. Que pedalar pode ser muito mais simples e prazeroso do que parece, seja iniciante ou experiente, o mundo da bicicleta é maravilhoso, intenso, vibrante e saudável. Não importa as diferenças, no fundo todos querem ver mais pessoas pedalando, o mundo da bicicleta só parece complicado ou difícil, mas ele é acessível e qualquer um pode participar.

Aqui você encontra:

  • dicas para quem quer começar a pedalar;
  • informações sobre as melhoras rotas de nossa cidade com mapa detalhado;
  • coberturas de passeios, ações, eventos e campeonatos;
  • notícias e reflexões sobre o uso da bicicleta;
  • Um classificados para anúncios de bikes, peças, vestuário…

Portanto seja bem vindo ao mundo da Galera do Pedal…

galera do pedal

 

 

Veja os melhores lugares (pontos turísticos) em Caçapava para ir com sua bike…

cacapava

Forte Dom Pedro II

O Forte D. Pedro II localiza-se na zona norte da cidade, ao final da Rua Ulhoa Cintra.

Possui a forma de um polígono hexagonal e suas paredes construídas em pedra e cal têm a altura de 8 a 10 metros, com mais de um metro de espessura. Sua área é de 27.000m² na parte externa e 19.000m² na parte interna. A ideia era fortificar a Vila de Caçapava, por julgar iminente a invasão de nossas fronteiras.

Em 1848, o General Soares de Andréa, Presidente da Província e comandante das armas, com consentimento do Governo Imperial, iniciou a construção do Forte, em terreno adquirido pela Fazenda Nacional de Manuel Lourenço de Brito. O Forte que tomou o nome de Forte Dom Pedro II, teve o seu projeto feito pelo próprio Gal. Andréa, que possuía os cursos de matemática, astronomia, navegação e engenharia militar. Sua construção se desenvolveu num bom ritmo até 17 de fevereiro de 1850, quando o Gal. Andréa foi substituído. Daí em diante as obras prosseguiram lentamente até dezembro de 1856, quando pararam definitivamente.

Forte D. Pedro II

Cascata do Salso

Localizada a 8 quilômetros da cidade, no arroio do Salso, a cascata é uma queda d’água com mais de 20 metros de altura, em meio a montes cobertos de mata.

Na parte superior, encontra-se a barragem de cimento da antiga hidroelétrica. Ótimo lugar para apreciar a natureza, é monumental em sua formação rochosa com o aspecto de escadaria por onde se projeta a água.

O tempo até o local é de aproximadamente 30min, para chegar até lá é necessário seguir pela Av. Santos Dumont que leva ao aeroporto (asfaltada). Em frente ao aeroporto, deve-se entrar à direita (estrada de chão) e seguir até o cemitério, neste ponto, novamente, à direita, percorrer mais 1 Km, dobrar à esquerda e andar por mais 3 Km.

cascata

Pedra do Segredo

A Pedra do Segredo, que deve o nome às suas cavernas e labirintos, é  um conjunto de cerros formado por conglomerados e arenitos ferruginosos, que possui aproximadamente 160 metros de altura.

Para chegar ao local, siga pela RS 357 que liga Caçapava do Sul a Lavras do Sul. O trajeto de 04 Km, é asfaltado,  após, deve-se entrar à direita na localidade da esquina do segredo, e percorrer mais 05 Km de estrada de chão batido. Tempo total até o local, aproximadamente 20min.

O local é imperdível para os amantes da natureza e é muito procurado por alpinistas e montanhistas. As pedras gêmeas assemelham-se a duas cabeças de gorilas de rosto colado. O pôr do sol visto do alto da pedra é um espetáculo de grande beleza.

Pedra do Segredo

Estrada da Calçada

Foi construída em meados de 1865, especialmente para a passagem do Imperador Dom Pedro II. Este calçamento foi necessário para dar trânsito às carretas e carretilhas da comitiva do Imperador, que permaneceu em Caçapava entre 11 e 23 de agosto daquele ano.

Localização: Picada das Graças, aproximadamente a 10 km do centro. No trevo de acesso ao município entre na estrada de chão que fica em frente ao pórtico. Adiante, em uma bifurcação da estrada, dobre para a direita e a 3 km à frente, dobre à esquerda.

Estrada da Calcada

Arquiabadia de Santa Cecília

Há 4,8 km do centro da Caçapava do Sul, na Estrada do Salso, fica a primeira Arquiabadia Anglicana da Alta Igreja, mais conhecida como Anglo-católica, que enfatiza a continuidade com tradição católica.

O Mosteiro possui uma belíssima arquitetura, em um estilo que remonta aos castelos medievais italianos, embora a construção date de 1994.

Na Arquiabadia de Santa Cecília reza-se a missa no ritual antigo do século VII organizado pelo Papa Gregório Magno (monge que ficou Papa e que também organizou o canto gregoriano). Ritual usado tanto pelos antigos anglicanos da Alta Igreja como pelos católicos romano conservadores.

A liturgia é a famosa Missa de Costas, porém traduzida do latim para o português, para que todos possam acompanhar.

Embora sejam tradicionalistas, os monges são uma versão atualizada dos antigos monges dos séculos IV e V. Formam o  chamado Neo-Monaquismo. Usam o hábito talar no mosteiro, na rua e em viagens.

A igreja Catedral construída em um estilo neo-gótico é mobiliada com 3 altares clássicos e tradicionais do século XVIII. Possui o maior órgão de tubos de toda a região da campanha, com mais de 22 registros sonoros e peso total de 6 toneladas, sendo o maior instrumento de teclado e pedaleira da região.

igreja

Toca das Carretas

O local é uma das maravilhas que Caçapava do Sul herdou da mãe natureza. As extraordinárias formações rochosas serviram de abrigo natural a combatentes que usavam para descanso e resguardo de equipamentos e carretas. Foi também usado como esconderijo em épocas de lutas. Recebeu grande destaque, servindo de cenário, no filme Anahy de Las Misiones.

Para chegar ao local, siga pela BR 392, no sentido Caçapava do Sul – Santana da Boa Vista, são 26 km da cidade.

toca das carreta

Minas do Camaquã

A descoberta da Mina de Cobre do Camaquã é datada de 1865. Local onde antigamente havia o trabalho de mineração de cobre, hoje, há somente lazer e diversão. Nesta área, o visitante pode se deliciar com a natureza, mais de 11 hectares de água para esportes náuticos e diversos atrativos.

Distante, aproximadamente 73 quilômetros da cidade, o acesso é pela BR 392, inicialmente, em seguida deve-se entrar na BR 153 (asfalto), no Km 506 dobrar à esquerda na RS 625. Localizada a 8 quilômetros das Guaritas.

Uma curiosidade sobre o local é que as residências são hierarquicamente distribuídas: as melhores, nos pontos mais altos e com melhor visual, pertenciam a pessoas com os cargos mais elevados como os engenheiros já as residências mais simples estão localizadas nas áreas mais baixas.

Os visitantes podem contar com a Minas Outdoor Sports, que oferece os seguintes serviços: visita a área industrial de mineração,  city tour, rapel, canoagem, passeios de bike, escalada em parede artificial, caminhadas em trilha, kite surfe, rafting, bóia-cross, hidro-speed, cicloturismo, cavalgada, trilhas realizadas com veículos especiais, tracionados e equipados, podendo ser praticado em jeeps, camionetas, quadriciclos e motocicletas, arvorismo, tirolesa, pêndulo,  cachoeirismo, canionismo, paraglider ou parapente, asa-delta, balonismo, paraquedismo, trike ou ultra-leve e paramotor.

Minas do Camaqua

Guaritas

São serras com vales profundos e rochas enormes, onde o visitante pode admirar o trabalho de milhares de anos de erosão, da chuva e do vento. A associação admirável e fascinante entre as formações rochosas e a vegetação tornam esta região única. A integração dos aspectos físicos e biológicos incomuns aliam-se a elementos histórico-culturais da região, potencializando-a como um dos mais promissores centros de turismo, lazer e de preservação do Estado.

Distante 50 quilômetros da cidade de Caçapava do Sul o acesso, inicialmente  é pela BR 392,  em seguida deve-se entrar na BR 153 (asfalto), e após na RS 625 (não pavimentada), em direção a Minas do Camaquã.  Após aproximadamente 11 km, já é possível avistar as Pedras das Guaritas.

A localidade que é considerada uma das Sete Maravilhas do Estado do Rio Grande Do Sul, pela SETUR – Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul e foi cenário do longa metragem “Valsa para Bruno Stein”.

guaritas

Gruta da Varzinha

A gruta é uma formação geológica de 70 metros horizontais, constituída por rochas sedimentares com formações de estalactites e estalagmites.

O local é uma propriedade particular, situada a aproximadamente 49 quilômetros do centro, sendo 36 km asfaltados e 13 Km de estrada de chão. Para chegar ao local deve-se ir pela BR 392, no sentido Caçapava do Sul – Santana da Boa Vista. Na BR há uma placa indicando “Varzinha” à direita.

gruta varsinha

Chácara do Forte

A Chácara do Forte oferece pousada, alimentação, turismo rural e salão panorâmico aos visitantes. A Chácara do Forte está localizada ao lado do Forte Dom Pedro II, numa natureza exuberante, possui uma bela vista panorâmica, na Serra do Sudeste, avistando o Pampa dos Gaúchos e os Vales de Caçapava do Sul. Maiores informações em http://www.chacaradoforte.com.br .

chacaraforte

Caieiras

A localidade das Caieiras, distante aproximadamente 12 km do centro da cidade, localizada junto a BR 392, é formada por 7 industrias de Calcário (Fida, Dagoberto Barcelos, Mineração Monego, Inducal, Calcário Cruzeiro, Calcário Razera, Calcário Vigor) com uma capacidade instalada de aproximadamente 4 milhões e 400 mil toneladas/ano. Caçapava do Sul é responsável por 80% do calcário produzido no Rio Grande do Sul. Pesquisas indicam que no sub-solo do município há mais de 200 milhões de toneladas de calcário dolomítico, com características que o colocam entre os de melhor qualidade de todo o Rio Grande.

caieiras

Mina do Andrade

Distante aproximadamente 11 km do centro da cidade, o local é uma região de cerros formado por rochas metamórficas, onde, há mais de 30 anos, foi explorado minério. Na Mina há uma bela vista do Vale do Santa Barbara e Vale dos Lanceiros.

Mina do Andrade

 

Passo do Megatério

Localizado a 17 km do centro, no Vale de Santa Bárbara. Há um sítio arqueológico onde são encontrados fósseis do Erimotérium, pertencente ao período quartenário. Dentre o conjunto de cerros e vales, há o Cerro do Bugio, muito visitado pelos adeptos do vôo livre.

 OBS: alguns lugares aqui listados são de propriedade particular, devendo consultar uma visita.

cerro bugiu

Região das Pedras Altas

 Região entre o Vale do Santa Barbara e Vale dos Lanceiros distante aproximadamente 12 km da cidade, dá inicio a uma cordilheira de pedras de vários quilômetros de extensão. Nesta região estão varias pedras conhecidas por escaladores dentre elas as pedras do leão, o sorvete, a redonda, o navio, a pedra do segredo, a abelha, o índio, a lua, o E.T. entre outras. Tais rochas são raras no país, são rochas de conglomerado, derivada da sedimentação de fundo de antigos rios, formando montanhas de até 150m de altura ideal para escaladas com vários níveis de dificuldade.

pedras

fontehttp://turismocacapavadosul.com.br/

Pagina no Facebook

Grupo no Facebook

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *