Como fazer uma limpeza na sua bike

img-wd40Como já dissemos outras vezes, não se deve lavar bicicletas com mangueira ou máquina de alta pressão, a menos que se vá desmontá-la completamente na sequência. A possibilidade do jato d’água levar terra, areia e sujeira para dentro dos cubos, do central, da caixa de direção é enorme …

O serviço que aparentemente é rápido, vira uma armadilha e destrói rolamentos e outras partes, fazendo você gastar mais tempo e dinheiro para colocar tudo em ordem novamente.

A limpeza caseira pode ser profunda e complexa, exigindo recursos como desengraxantes, ferramentas especiais, produtos para proteção e conservação da pintura, escovas e lavador de corrente, cavalete de manutenção, etc, enquanto que o “Banho de Gato”, uma limpeza leve que requer apenas panos, uma escova caseira para lavar pneus e um spray anti-ferrugem à base de óleos minerais e solventes alifáticos, que tem propriedades desengraxantes, como o WD40 por exemplo.

Existem empresas especializadas na limpeza de bike, você deve sempre ter o bom senso de levar quando possível a sua bicicleta nesses lugares, deixando a limpeza mais básica, menos pesada para fazer como recomendamos abaixo, onde a bike está suja, não imunda ou enlameada.

Limpando a Relação

A parte mais difícil é a relação (Corrente, coroas e cassete/catraca). Comece por eles. Jogue o spray anti-ferrugem ou spray desengraxante no cassete (ou catraca), cobrindo o disco de freio com outro pano, caso sua bike tenha esse tipo de freio. Com pedaços retangulares de pano, limpe entre as engrenagens (cogs) do cassete. Deslize o pano entre eles, controlando o movimento giratório da peça. Faça isso entre todos os discos.

e você tem um cavalete de manutenção, pode trabalhar com a bike suspensa, mas se não tiver, fica mais fácil tirar a roda da bike e apoia-la em algum balcão ou até no tanque de lavar roupas por exemplo. Cuidado com a sujeira! Esse trabalho solta pequenas bolinhas de graxa preta, que é a mistura de óleo velho, terra, e resíduos de desgaste do metal de cada componente, então forre o chão antes de começar o trampo.

Limpeza da catraca Limpando a catraca por trás Catraca limpinha

Nas coroas o procedimento é o mesmo, jogue o spray e passe o pano nos dois lados ao mesmo tempo, depois enfie o pano nas frestas das coroas para alcançar todas as partes. Troque o pano quando ele estiver saturado de graxa.

 

Spray de WD40 nas coroas Limpando as coroas Coroas limpinhas

Para limpar a corrente sem tirá-la, jogue o spray enquanto pedala para trás com as mãos, depois a envolva com o pano, pedale e deixe ela passar com dificuldade (ponha pressão). Repita algumas vezes, observando se está dando resultado. Se ela estiver muito suja (com placas grudadas), limpe com a escova de dentes ou escova pequena. Se sua corrente tiver emenda rápida, tipo power link ou missing link, remova a corrente após passar o pano algumas vezes, enrole-a e use a escova nas laterais dos elos, depois estique-a e passe a escova em toda extensão, para os roletes soltarem a graxa.

Limpando a corrente

Não esqueça de aplicar o óleo de corrente no final do serviço.

Óleo na corrente

Câmbios

Limpe o câmbio traseiro aplicando uma camada de spray e passando o pano nas laterais das roldanas, hastes das roldanas e corpo. Enfie o pano ou escova de dentes, nas frestas e onde for possível, e para que fique tudo limpo, desloque a corrente das roldanas para o pano ter mais espaço.

Limpando o câmbio traseiro Limpando o câmbio

O câmbio dianteiro é mais simples, porém recebe muita lama e sujeria da roda traseira. Use a escova na parte de trás, junto aos parafusos de regulagem de avanço e retrocesso do transportador da corrente.

Suspensão

Jogue um pouco de spray nas hastes da suspensão e limpe com pano macio ou guardanapo de papel. Use uma cinta (tay-rap), também conhecida como zip tie para limpar os raspadores (guarda pó) das bengalas. Se sua suspensão utilizar um anel elástico para apertar os raspadores, retire-o com cuidado, utilizando uma chave de fenda fina, sem forçar contra as hastes da suspensão, para não riscá-la.

Limpando a suspensão Limpando a suspensão Limpando a suspensão

Rodas

Se for necessário lavar as rodas com água e sabão, faça isso de forma que não molhe os cubos. Pode ser com a bike no cavalete ou as rodas soltas no tanque. Use escova grande e sabão. Para limpar os raios, pano úmido resolve bem, e tem que fazer isso em um por um, aquela girada de roda com o pano encostando nos raios limpa só um lado.

Quadro

O quadro pode ser limpo com pano macio úmido ou o spray usado nas outras partes, a vantagem é que ele repele água e dá um brilho suave.

O resultado dessa limpeza depende do nível do “estrago” após a chuva ou trilha enlameada. Se a bike estiver como a da foto abaixo (caso grave), apele para a mangueira para tirar o grosso, e depois desmonte tudo para fazer direito. Esse é um trampo mega difícil de executar, e se você não tem as manhas do serviço, ou equipamentos e produtos corretos, confie sua bike a um profissional especializado pra fazer a limpeza.

Bike super suja img-bike-suja

Fonte: Edu Capivara – http://pedaleria.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *